sábado, 20 de agosto de 2011

O folclore na abordagem escolar

Uma primeira providência essencial diz respeito à compreensão da noção de folclore. Em sua origem inglesa, informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela tradição oral. Essa definição é um tanto redutora se levarmos em consideração o fato de que toda manifestação cultural é influenciada pelo contexto de quem a produz e que esse contexto, por sua vez, está em constante mudança. Sendo assim, o conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais e continua sendo produzido até hoje. "É impossível abordar o assunto sem considerar os elementos que fazem parte do cotidiano dos estudantes", afirma Teca Soub, coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Prefeitura de São Caetano, SP.
Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los. "Tal atitude faz os alunos considerarem como folclore elementos que estão distantes deles, dos quais não participam", explica Ikeda. "Isso pode provocar um desinteresse geral".
Estimular os estudantes a pesquisar sobre suas próprias comunidades e até mesmo hábitos familiares pode ser um ótimo ponto de partida para o ensino da noção de folclore. "A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso", diz Ikeda. Uma forma eficiente de trazer essas questões para a sala de aula é contar que o conjunto desses costumes determina os aspectos culturais de um povo.
Tendo isso em mente, fica clara a inadequação de tratar o tema apenas em agosto. Desenvolver projetos que trabalhem aspectos da cultura brasileira no decorrer de todo o ano letivo é fundamental. "Em vez de abordar os elementos da cultura apenas no mês de agosto por mera convenção, é mais coerente adaptar os currículos das escolas de acordo com as manifestações culturais regionais", diz Teca
A abordagem do  Folclore
Educação Infantil
Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. Batucar e dançar ritmos regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações artísticas locais, que são expressões de sua cultura. "Começar com aquilo que o aluno traz facilita o entendimento da diversidade cultural", diz Ikeda.
Ensino Fundamental 1
A partir do 1º ano, já é possível contar com a ajuda dos alunos para levantar diversos elementos do folclore, sem perder de vista que um ensino eficiente requer planejamento, avaliação inicial e contínua e uma sequência lógica que leve à construção do conhecimento. Não faz muito sentido para um aluno do Sudeste brasileiro, por exemplo, entrar em contato com mitos e lendas da Amazônia se ele ainda não conseguiu entender a noção de folclore. É com base no levantamento de exemplos de situações mais próximas da realidade dos estudantes que o professor consegue perceber quando eles estão prontos conhecer os aspectos que fazem parte da cultura de outras regiões do país - que ele não pratica, mas que podem ser melhor entendidos por meio dessa análise que parte dos elementos mais conhecidos e segue para outros mais distantes. Para um aluno pernambucano, por exemplo, entender as origens do carnaval de Olinda e aprender mais sobre os festejos locais pode ajudar na identificação de diferenças e semelhanças na celebração da festa no restante do Brasil.
Quer saber mais?
Site da Revista Nova Escola: Especial Folclore

sábado, 13 de agosto de 2011

CONCURSO MAGISTÉRIO ESTADUAL RS

Secretária-adjunta apresenta propostas para o concurso

A secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, apresentou as propostas que estão em debate para a elaboração do edital do concurso público para o magistério estadual. O concurso será realizado por áreas do conhecimento, conforme definidas pelo Conselho Nacional de Educação (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).

O candidato se inscreverá na área do conhecimento e na disciplina; os candidatos com Curso Normal serão valorizados. O concurso será realizado nos próximos meses e pretende contratar dez mil professores para suprir as vagas que hoje são ocupadas por contratados emergencialmente.

Áreas do Conhecimento
Linguagens e suas Tecnologias: português, língua estrangeira, língua indígena, Língua Brasileira de Sinais (Libras), braile, artes e educação física.
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, física e química.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ATENÇÃO! Vestibular Dezembro 2011

Faltam 15 dias para o término das inscrições ao Vestibular Dezembro 2011
As inscrições para o Vestibular Dezembro 2011 da UFSM (Processo Seletivo Único e Processo Seletivo Seriado) encerram no dia 19 de agosto. Para realizar a inscrição, basta acessar o endereço eletrônico da COPERVES e clicar no link Vestibular UFSM.
O valor da taxa é R$ 85,00 para o Processo Único e R$ 40,00 para o Processo Seriado por prova seletiva.
O Processo Seletivo da UFSM é composto pelo Processo Seletivo Único e pelo Processo Seletivo Seriado. No Processo Seletivo Único, são aplicadas três provas objetivas e uma prova de Redação; no Processo Seletivo Seriado, é aplicada uma prova objetiva referente à 1ª série do Ensino Médio ou equivalente e uma prova objetiva referente à 2ª série do Ensino Médio ou Equivalente.
O concurso Vestibular Dezembro 2011 será realizado de 12 a 14 de dezembro, em 22 municípios-sede.
Está disponível no endereço eletrônico o Manual do Candidato, no qual constam todas as informações do Concurso.
Para realizar a inscrição, o candidato deve ter o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

MOSTRA PEDADÓGICA DO IEEOB

Na quarta-feira, dia 13 de julho, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac abriu suas portas para mais uma edição da sua MOSTRA PEDAGÓGICA, que acontece anualmente.
Os alunos das turmas 1ª AB, 1ª C, 2ª A, 3ª A e B  do Curso Normal e turma 101 do Ensino Regular estiverem presentes no 3º piso do Prédio Central realizando a exposição dos projetos realizados no 1º semestre.
Agradecemos a participação de alunos e professores do Curso Normal/EnsinoMédio!