quinta-feira, 14 de julho de 2011

Esta Turma vai deixar saudades!

...Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação da história. É o registro que historifica o processo para a conquista... Possibilita, também, a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desses processos. (PAULO FREIRE)

As turmas 3ª A e 3ª B do Curso Normal do nosso Instituto de Educação estão concluindo no dia 15 de julho o ensino médio. Agora  uma outra etapa se apresenta: desenvolver o processo de formação profissional, realizando o estágio  com comprometimento e responsabilidade.

 Não desanimem diante dos desafios, pois ser professor é acreditar, querer, desafiar, observar, ouvir, sorrir e principalmente construir e reconstruir!




4 comentários:

  1. É meninas e Maicon,chegamos ao final de mais uma etapa .
    O que dizer hoje, se quem está com o significado das palavras neste momento são as lágrimas, que por muitas vezes se fizeram presentes ao longo deste curso.
    Foram lágrimas de todos os tipos, de alegria, de tristeza, todas ali tomando conta de todos nós por vários motivos.
    Falar hoje de cada uma seria impossível, pois levaria muito tempo o que não temos muito, não é mesmo.
    O que eu não posso deixar de falar é que cada uma com sua particularidade chegou de mansinho, aos poucos foi tomando espaço em meu coração e hoje são parte de mim.
    Estão presentes em mim a todo o momento, quando eu fico assustada,pois me lembro de todas nós em dias de prova de matemática, físico e português,quando eu rio,pois me lembro de todas nós felizes com uma nota boa ou um belo elogio, quando pensei em desistir,pois me lembro de todas nós com seus problemas particulares, querendo jogar tudo para o alto, quando choro,seja de alegria ou de tristeza, pois me lembro de todas nós como éramos quando aqui chegamos e de como somos hoje.
    Fazem parte de mim e não saem mais.
    Espanto foi o que senti, a primeira vez que as vi, carinho aos poucos fui sentindo e hoje é admiração o que sinto por vocês, pois enfrentamos todas juntas as dificuldades, todos os obstáculos,fomos,corremos em busca do nosso objetivo e enfim, aqui chegamos e o melhor de tudo, todas juntas.
    Rimos, dançamos, cantamos, choramos e vencemos mais uma etapa do Curso Normal, que de normal não tem nada, não é meninas.
    Fora daqui já ouvimos de tudo, como por exemplo, “o que você estuda mesmo?” Víamos o espanto nos rostos, quando respondíamos: - Curso Normal-magistério, vou ser professora!
    Foi pouco, mas ouvimos também aquelas pessoas que de alguma forma nos deram força,por ainda acharem o magistério uma linda profissão.
    É, superamos tudo e todos, como a perca de entes queridos durantes essa caminhada, problemas de saúde, a não aceitação de familiares, por passarmos a maior parte do tempo em meio a livros e trabalhos, mas estamos aqui,guerreiras ,fortes,prontas para mais uma.
    Que venha o estágio, pois já estamos preparadas, ou melhor, fomos bem preparadas pelas maravilhosas professoras que tivemos, então só nos resta fazer bem feito agora para fazermos jus a tudo que foi dito aqui .
    E finalmente, sem mais delongas, agradecer a todas mesmo de coração, por me aceitarem sempre ,como eu sou, gostando de mim assim mesmo com meu jeito maluca de ser, essa colega que sempre tirou a atenção de vocês, com uma piada,falando uma besteira. Desculpa se não consegui agradar a todos, sabemos que isso é impossível,que somos humanos e se o sabemos, podemos concluir então que errar é humano, e todas as vezes que errei estou aqui lhes pedindo desculpas, pois nunca foi minha intenção.
    Obrigada por tudo!
    Esta foi uma singela homenagem a vocês, pessoas especiais em minha vida, que jamais serão esquecidas e sim muito lembradas.
    Elisandra Souza

    ResponderExcluir
  2. A vocês professores...
    Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que me sentisse pessoa de valor; por me ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que eu pudesse não compreender; levando-me, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achava complicados... Por serem pessoas dignas de minha total admiração e a quem pude recorrer quando a vida se mostrou difícil...Obrigado por me convencer de que eu era melhor do que suspeitava.
    obrigada,por me mostrarem que apesar de tudo podemos sentir prazer em ser professor...
    Sentirei muita saudade de todos,cada um com sua particularidade me conquistou e jamais os esquecerei...
    Elisandra Souza

    ResponderExcluir
  3. Prof Ivany,obrigada pelo carinho de sempre, e agora chega de comentários,hehehhe tenho muitos doces para fazer ainda para a festa do filhote,hehehhe ,bjo te amo muito mãezona,me fará muita falta.
    apaga isso tá.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ser Professora.
    Apesar de tudo,
    Apesar de todos foi a profissão que escolhi e que me orgulho de ter.
    Gosto de ensinar e aprender e
    É neste devir constante, nesta relação permanente, que está a magia desta profissão (que tem vindo ser tão desrespeitada pela sociedade em geral e pelos governos em particular).
    E continuo a sorrir, a cada dia que chega, a cada semana que torna a cada ano que (nunca) se repete, apesar do cansaço e do stress que vão ficando acumulados com o tempo que vai passando.
    As razões deste Sorrir?
    São três.
    A Primeira;
    A Única;
    E Última, são os alunos.
    Os meus alunos.
    Sois, definitivamente, a razão do meu sorrir!!!

    ResponderExcluir